Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Viver no Peru - Perguntas frequentes

Oi pessoal, por incrível que pareça sempre recebo e-mails e mensagens com perguntas sobre a vida no Peru. Selecionei algumas para compartilhar com vocês.



1. Quanto você gastou para tirar o "visto"?

Jonathan - O gasto total chegou próximo dos 2.000 reais, porém não foi tudo de uma vez. Quando solicitei a residência peruana a primeira vez eu fiz os tramites em 3 meses. O primeiro que deve fazer é ir ao DIGEMIN para verificar os requisitos para solicitar residência através do Mercosul. Daí você pode começar a tirar as certidões solicitadas, quando tiver tudo, deve pagar a taxas fixas.

Para a residência definitiva gastei quase 1.500 reais. Meu conselho é que se você puder, venha com o dinheiro para a residência separado, assim tem uma dor de cabeça menos!

2. Quanto tempo demoram os trâmites para a residência peruana?

Jonathan - Como comentei na pergunta anterior, o tempo depende muito de você, a minha segunda residência tramitei em 3 semanas. Considero que o tempo mínimo sería 3 semanas e máximo 3 meses, até porque os antecedentes criminais, judiciais... são válidos por 3 meses, mais tempo que isso seria sinônimo de mais gastos.

3. É fácil conseguir emprego?

Jonathan - Eu considero que depende muito da profissão, nível de espanhol, e experiência. No meu caso, consegui um emprego que não tinha nada a ver com a minha área, porém o salário era suficiente para custear os meus gastos no país. Hoje em dia vejo que dar aulas de português é uma ótima opção para quem quer ter um dinheirinho. Vender coisas brasileiras é interessante também. Além disso, viver no Peru não é muito caro, se for uma pessoa inteligente consegue se virar muito bem e ainda se divertir.

4. Qual é o melhor bairro para morar (em Lima)?

Jonathan - Esse é um assunto super largo, mas eu sempre digo que depende das suas condições financeiras, se tem trabalho ou não, se quer economizar ou prefere se divertir... Existem muitas variantes. Eu já morei em Chorillos, La Molina e San Borja. São bairros completamente diferentes em temas econômicos, de estrutura, e clima. Algo importante a considerar é o clima. Outro detalhe é a facilidade de transporte, alguns distritos mais cêntricos podem ser a melhor e mais barata das opções. 

Muitos brasileiros querem morar em Miraflores, é um dos bairros mais caros de Lima, porém é o que tem mais atividades culturais e presença de turistas, além disso é praia. Se você vem sozinho o ideal é procurar algo não muito distante di centro e que possa compartilhar. Depois de uns 6 meses aqui pode ver melhor o melhor lugar para morar.

5. Posso trabalhar sem ter a residência?

Jonathan - Poder pode, mas de for extraoficial. Para trabalhar formalmente é necessário ter alguma qualidade de residência. Mas somos brasileiros, sempre dá pra encontrar um jeitinho.

Última pergunta - Porque você responde e-mails e mensagens? O que você ganha com isso?

Jonathan - Quando vim pra Lima "padeci" tendo que conseguir todas as informações sozinha. Encontrei brasileiros que ajudavam, mas que cobravam e eu não tinha dinheiro. Chorei várias vezes e prometi que ajudaria sempre que pudesse. Corrente do bem, sabe? É por isso que ajudo. É a minha forma de agradecer a Deus por depois de 2 anos e meio ter a residência definitiva. 

Eu ando muito por Lima, gosto de conhecer lugares, por isso se você precisar ajuda para chegar aos lugares que emitem os certificados, ou mesmo quiser ir numa entrevista e não souber chegar, me escreve! Enquanto houver condições sempre vou ajudar!

Um abraço!

3 comentários:

  1. Olá Aline! Meu nome é Rogério sou de Taubate-SP gostei de seu blog, estou querendo ir para Lima desenvolver um negócio que faço aqui no Brasil e gostaria de umas dicas... se puder me enviar seu email rogerioformaturas@hotmail.com
    Obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline meu nome e ALINE AYALA ótimo blog eu vivi no peru e sempre tive esse seu bom coração ajudei muitos brasileiros achar lugares bons baratos confortaveis financeiramente. Querida vi que os pagamentos de taxa de residencia e bem cara mesmo, geralmente eu fico renovando visto que fica caro também, deixa eu te perguntar você acha que estudar no peru nas faculdades de lá e mais barato? ROGERIO O QUE VOCÊ PRETENDE FAZER NO PERU, ME ADD NO FACEBOOK ALINE L. AYALA - PORTO VELHO RONDONIA

      Excluir
  2. Ola Aline! meu nome eh Mario Sakane (nao eh sacana,viu?),Moro no Japao a 25 anos e trabalho como Field Service Engineer numa empresa americana que montou escritorio em Lima,Peru e pretendo transferir p/ Lima. Gostaria de saber o salario para engenheiro senior em mecatronica (mecanica&eletronica) com 25 anos de experiencia no mercado peruano.
    Se voce souber alguma coisa,agradeco muito. O meu mail addrees eh mariosakane@gmail.com
    Obrigado.

    Mario

    ResponderExcluir