Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Quer morar no Peru? Veja como conseguir os documentos





Oi gente! esse post foi atualizado com os novos processos para 2016, dá uma olhadinha nele:

http://eumoronoperu.blogspot.pe/2016/07/morar-no-peru-como-tirar-o-visto-2016.html


Cheguei a Lima em julho de 2013 já decidida a ficar. No momento que comecei a buscar informação sobre o visto descobri que estava perdida e que precisava de ajuda. Os meus amigos peruanos não tinham nenhuma ideia de como proceder, por isso procurei o auxilio do bom e velho "sabe tudo" Google. Encontrei muita informação boa, muita informação confusa e muita mentira. Foi de grande ajuda pedir conselhos para os brasileiros que já estavam aqui, mas também encontrei pessoas que cobravam para dar a informação (um estilo bem peruano de ser, ou seja tudo é negociável). Como eu não queria gastar dinheiro decidi que faria tudo sozinha e ao mesmo tempo seria uma boa oportunidade de conhecer as ruas de Lima. Antes de começar eu aconselho que você vá ao DIGEMIN (Av. España, 734 - Breña/Lima), se não fala espanhol leve alguém que te ajude com isso e no balcão de dúvidas te darão os formulários e a lista de passos, que também está na página da Superintendência Nacional de Imigrações. Pronto! Com o passo a passo aberto acompanhe meus comentários sobre cada passo:
  1. Preencher o formulário F-004: Com o passaporte ou RG na mão você deverá preencher esse formulário e começamos com os problemas. Se você se chama FULANO SANTOS SILVA, para nós brasileiros FULANO é o seu nome, SANTOS é o sobrenome materno e SILVA é o sobrenome paterno. MAS NO PERU NÃO É ASSIM! Aqui a ordem dos sobrenomes é SEMPRE nome + sobrenome paterno + sobrenome materno, por isso se você quer que o seu nome saia igual ao do seu passaporte/RG deve preencher no lugar de "apellido paterno" o seu primeiro sobrenome e no lugar do materno o segundo. (Qualquer dúvida me escreve nos comentários). Na dúvida leve um formulário branco e peça ajuda.
  2. Cópia simples e original do passaporte: Se você chegou no Peru sem passaporte, sempre que ouvir essa palavra deve apresentar o seu RG, porém como conselho, se você tiver condições tire o passaporte.
  3. Cartão de Imigração: Quando eu cheguei no aeroporto Jorge Chávez, tive que preencher um formulário e me deram um papelzinho carimbado, pensei que nunca precisaria daquilo em 2 semanas joguei fora. NÃO FAÇA ISSO. Mas se nesse momento você percebe que não tem esse papel, existe esperança. Como conseguir a "tarjeta andina de migración".
  4.  Antecedentes Brasil:Para os antecedentes criminais você deverá tirar os antecedentes pela internet, ir até a embaixada do Brasil e eles vão proceder e explicar como fazer para legalizar o documento.
  5. Declaração jurada: Preencha a declaração jurada e junte com todos os outros documentos.
  6. Antecedentes Peru: É um 3 em 1. Você terá que providenciar 3 antecedentes peruanos (policiais, judiciais e penais). Cada um deles tem suas particularidades. No caso das taxas o ideal é pagar tudo de uma vez, é fácil, no Banco de la Nación você fala que quer pagar as taxas, os valores estão nos links de cada um. Antecedentes policiaisantecedentes judiciais e antecedentes penais peruanos.
  7. NÃO NECESSITEI.
  8. Taxas: Será preciso pagar varias taxas, e na hora de solicitar a informação no DIGEMIN é bom perguntar os valores e os nomes. São valores que podem mudar de um ano pro outro. As que eu paguei foram... Taxa anual: Essa será a primeira vez que você pagará essa taxa, depois terá que o pagar anualmente enquanto tiver a qualidade de residente. Essa taxa deve ser paga ao final do trâmite. Direito ao trâmite: No Banco da Nação (Banco de la Nación) você tem que pagar o "derecho al tramite de carnet de extranjería". É bem simples e rápido. Guarde como ouro o comprovante de pagamento ele será solicitado. No DIGEMIN tem um Banco desse e na página do banco você encontra os endereços.
No final de tudo isso você deve ir ao DIGEMIN verificar se está tudo ok e vão te orientar a marcar um horário para a apresentação dos documentos. Na hora de marcar a "cita" é importante que você clique em "Cambio de calidad migratoria>Residente>Por convenios>Perú-Mercorsur" marque todos os documentos que você tem em mãos e "siguiente". Escolha o horário e esteja com antecedência no dia! Além disso existe outro documento que você deve juntar:
Ufa! Cansou? Mais cansativo que ler é ir pra rua ao encontro de todos esses papéis. Para terminar tenho algumas observações importantíssimas:
  • NENHUM (leia bem NENHUM) trâmite solicita foto. Eu fui enganada!
  • Fique atento a tudo que te digam nas órgãos públicos. Anote, grave, faça o que for possível para evitar falhas de compreensão.
  • Não aceite informações de pessoas que se oferecem para ajudar. Tome cuidado. Fale somente com pessoas identificadas como funcionários públicos.
  • Os documentos que você tenha em português (antecedentes criminais) deverão ser traduzidos, procure um tradutor oficial, mas não contrate o primeiro, ligue, mande e-mail, negocie.
  • Se você não domina o espanhol, peça para um amigo te acompanhar. (Me manda um e-mail e te passo dicas de como chegar nos lugares... eumoronoperu@gmail.com).
  • Na dúvida PERGUNTE! Eu penei muito por pensar que havia entendido.
No fim me senti super feliz por ter conseguido fazer tudo sozinha. Não paguei nenhum "consultor" brasileiro para me orientar e deu tudo certo, já faz mais de 1 ano que tenho meu carnê e é possível que eu solicite ou uma nacionalidade ou uma residencia permanente, ainda não sei. Espero que esse post tenha te ajudado! Não é difícil, leia com calma, me escreva se precisar e dará tudo certo. 
Boa sorte!

56 comentários:

  1. Vocë eh incrivel! Muito obrigada messsmo pelas informalcoes ! Foram super valiosas! Eu e min ha amiga chegamos aqui em outubro, e estamos querendo morar aqui em cusco!
    Sabe se pra trabalhar é preciso mais algum visto?

    Muiiito obirgada mais auma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, muito obrigada de coração! Peço desculpas pela demora, imagino que já nem precisa mais das informações... Me perdoa!!! Sobre a vida em Cusco e não sei nadinha de nada, estive na cidade por uma semana pra ir a Machu Picchu, mas de forma geral para trabalhar formalmente em qualquer parte do Peru é necessário ter "carnet de extranjería". Óbvio que como bons latinos, sabemos que isso depende... ;)
      Bom, se estiver por Lima e precisar de informações pode me escrever (eumoronoperu@gmail.com).

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  2. Bom dia. Gratidão pelas respostas. Pretendo morar em Lima o mais breve possível. Eu, que não tenho nenhum conhecido lá, terei que correr sozinho. Sei que de cara não conseguirei um trabalho. Você acha que com 10 mil soles eu sobreviva por algum período em Lima?

    Grato! Eduardo, Curitiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Eduardo, eu é que agradeço! Sobre não ter nenhum conhecido, agora tem! _o/ Pode me escrever quando quiser e te dou todas as informações possíveis (eumoronoperu@gmail.com). Sobre conseguir trabalho logo de cara, depende muito da sua área e do seu nível de espanhol, eu consegui em 3 meses. E por último, se você economizar é possível viver tranquilo com 2mil soles por mês (até menos, mas estaria em bairros distantes do centro). Quando eu cheguei gastava 1mil soles mensais. Dividia o apartamento com amigos, andava sempre de ônibus, evitava comer na rua e comprava somente o necesário. Já sabe que é possível.

      Conta comigo!

      Um abraço

      Excluir
  3. Bonita eu posso legalizar um documento brasileiro no consulado brasileiro aki no Perú msm? Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, olho só, eu sei que depende muito do documento e da situação. Te recomendo ir na Embaixada, assim vc pode tirar todas as dúvidas.

      Um abraço

      Excluir
  4. Parabéns pelo blog e contar as suas aventuras ... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daysielle, muito obrigada! Estou fazendo o possível para poder trazer mais novidade pro blog, a partir de fevereiro terei mais tempo para isso! Essa semana respondo o seu e-mail... :D

      Um abraço

      Excluir
  5. Você pode simplesmente pedir para imigrar ao País? Não é necessário nenhum pré requisito ou afins? Desculpe não ficou claro. Se eu levar uns 100 mil reais ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no caso de nós brasileiros é isso mesmo, não precisamos de nenhuma "justificativa" pela qual estamos imigrando. Se tivermos os documentos solicitados e um pouco de dinheiro para os documentos que devemos tirar aqui no Peru o processo é consideravelmente simples, o que não significa que seja rápido. Com 100 mil reais você tira os documentos (aproximadamente 2.000 só pra isso) e pode viver muito bem por mais de dois anos sem trabalhar (considerando um gasto mensal de 4.000 que está muito acima da media do país).

      Espero ter ajudado.

      Um abraço

      Excluir
  6. Ola me mudo em maio para, lima pode me ajudar?
    Vou para morar já e estou preocupada com os documentos.

    ResponderExcluir
  7. Ola me mudo em maio para, lima pode me ajudar?
    Vou para morar já e estou preocupada com os documentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Vanessa, ajudo sim! Me escreve no eumoronoperu@gmail.com

      Um abraço

      Excluir
  8. Boa tarde Aline, meu filho (21 anos) recebeu um convite para trabalhar no peru por um período de 6 meses a 1 ano. Não sei, por enquanto, no que. Estou preocupado, pois ele vai trancar a faculdade para fazer essa aventura. Como todo jovem ela está empolgado e não pensa direito nos riscos da sua decisão. Como você já mora a algum tempo no peru, gostaria de saber se você tem alguma dica sobre os principais problemas que ele vai enfrentar sendo brasileiro trabalhando no Peru. Obrigado, Paulo

    ResponderExcluir
  9. Oi, oi Paulo! Me escreve em eumoronoperu@gmail.com assim posso te responder com mais privacidade. Só manda "Aline sou o Paulo" e eu já te escrevo rapidinho.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi me chamo Eraldo Madeiro, em novembro de 2015 fiz uma viagem pra Lima, me apaixonei pela cidade. Aqui no Brasil sou professor, tenho doutorado em educação. Será que la em Lima consigo uma colocação no mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  11. Oi me chamo Eraldo Madeiro, em novembro de 2015 fiz uma viagem pra Lima, me apaixonei pela cidade. Aqui no Brasil sou professor, tenho doutorado em educação. Será que la em Lima consigo uma colocação no mercado de trabalho?

    ResponderExcluir
  12. Oi amei as dicas ,ja estou em lima a seis meses ,e gostaria de ter permanencia ,amo lima ,sera q consigo documentaçao em tres meses ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Samanta,

      Consegue sim! Me escreve eumoronoperu@gmail.com

      Um abraço!

      Excluir
  13. Olá,primeiramente muito obrigado pelas informações e blog. Estou cogitando a ideia de sair do Brasil com minha família, mas queremos morar no campo. Gostaria da sua ajuda. Sabe, ainda é uma ideia!! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá,primeiramente muito obrigado pelas informações e blog. Estou cogitando a ideia de sair do Brasil com minha família, mas queremos morar no campo. Gostaria da sua ajuda. Sabe, ainda é uma ideia!! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá,primeiramente muito obrigado pelas informações e blog. Estou cogitando a ideia de sair do Brasil com minha família, mas queremos morar no campo. Gostaria da sua ajuda. Sabe, ainda é uma ideia!! Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Marcelo,

      Eu que agradeço o contato! Me escreve no eumoronoperu@gmail.com e posso tirar mais algumas dúvidas!

      Um abraço!

      Excluir
  16. Olá. Minha namorada é peruana e quero me mudar para Lima, sou brasileiro. Os tramites seguem os mesmos? Fazendo estes documentos me dá o direito de ser um cidadão peruano? Quanto custa ao todo para tirar os documentos?

    ResponderExcluir
  17. Grato por publicar essas informações gratuitamente.

    SENHOR te dê em dobro.

    ResponderExcluir
  18. Não vejo a hora de estar em Lima ... Assim que possível entrarei em contato. Página incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano!

      Incrível é o apoio que recebo dos meus leitores! Lima te espera...

      Um abraço

      P.S. Te mandei um e-mail ;)

      Excluir
  19. aLINE BOM DIA, TE ENVIEI AGORA UM E MAIL, É VERDADE QUE LÁ TEM UMA GRANDE DEMANDA DE PROFESSORES DE PORTUGUES? EU ATE JA CONSEGUI UM PRA DAR AULAS LÁ, FICA EM MIRAFLORES, EU TENHO UM FILHO DE SEIS ANOS, EU E ELE PARA VIVER RAZOALVELMENTE BEM PRECISARIA GANHAR QUANTO?

    ResponderExcluir
  20. Aline, tudo bem? Que maravilha todas essas informações. Quero estudar gastronomia em Lima, sou casada e tenho 4 cães Rs. É muito difícil conseguir alugar uma casa? Apt seria impossível pra mim. É burocrático como aqui no Brasil? Aqui moramos em lugares próprios mas não quero vender antes de saber como será nossa adaptação.. Obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá. Sou do RJ, 38 anos e tenho muita vontade de entrar e trabalhar no peru,quem souber de alguém precisando de um brasileiro é só falar por favor,tenho experiência na área de hotelaria, mas posso pegar outros serviços. Obrigado.
    Fernandomalacarne3@gmail.com
    22-998083066
    Att. Luiz fernando

    ResponderExcluir
  22. Olá. Sou do RJ, 38 anos e tenho muita vontade de entrar e trabalhar no peru,quem souber de alguém precisando de um brasileiro é só falar por favor,tenho experiência na área de hotelaria, mas posso pegar outros serviços. Obrigado.
    Fernandomalacarne3@gmail.com
    22-998083066
    Att. Luiz fernando

    ResponderExcluir
  23. Olá. Sou do RJ, 38 anos e tenho muita vontade de entrar e trabalhar no peru,quem souber de alguém precisando de um brasileiro é só falar por favor,tenho experiência na área de hotelaria, mas posso pegar outros serviços. Obrigado.
    Fernandomalacarne3@gmail.com
    22-998083066
    Att. Luiz fernando

    ResponderExcluir
  24. Olá. Sou do RJ, 38 anos e tenho muita vontade de entrar e trabalhar no peru,quem souber de alguém precisando de um brasileiro é só falar por favor,tenho experiência na área de hotelaria, mas posso pegar outros serviços. Obrigado.
    Fernandomalacarne3@gmail.com
    22-998083066
    Att. Luiz fernando

    ResponderExcluir
  25. Olá. Sou do RJ, 38 anos e tenho muita vontade de morar e trabalhar no peru ou na Bolívia,quem souber de alguém precisando de um brasileiro é só falar por favor,tenho experiência na área de hotelaria, mas posso pegar outros serviços. Obrigado.
    Fernandomalacarne3@gmail.com
    22-998083066
    Att. Luiz fernando

    ResponderExcluir
  26. Olá. Sou do RJ, 38 anos e tenho muita vontade de morar e trabalhar no peru ou na Bolívia,quem souber de alguém precisando de um brasileiro é só falar por favor,tenho experiência na área de hotelaria, mas posso pegar outros serviços. Obrigado.
    Fernandomalacarne3@gmail.com
    22-998083066
    Att. Luiz fernando

    ResponderExcluir
  27. Olah. Muito legal as informações do site. Parabéns. Eatou seriamente pensando em migrar para Lima. Gostaria de saber como eh a realidade economica. Questao de aluguel de imoveis, carreira etc. Vale a pena ainda?

    ResponderExcluir
  28. Olah. Muito legal as informações do site. Parabéns. Eatou seriamente pensando em migrar para Lima. Gostaria de saber como eh a realidade economica. Questao de aluguel de imoveis, carreira etc. Vale a pena ainda?

    ResponderExcluir
  29. Olá Aline.
    Parabéns pelo Blog, que bom que ainda existam pessoas dispostas a alimentar a internet com informações uteis.
    Por favor, você sabe se é comum ter corridas de rua em LIma? Você percebe este movimento de corredores? Grupos de corrida?
    Em fevereiro como é o clima? Temperatura? Nublado ? Tem vento em Miraflores?
    Abraços.
    James.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi James, obrigada pelo carinho. Aqui sempre tem corridas, inclusive gratis, existem varios grupos de corredores. O clima em Lima em fevereiro é de verão, temperatura máxima de 32 graus. Em Miraflores tem vento mas a noite e não são fortes, na verdade depende de que parte de Miraflores.

      Espero ter te ajudado um poquinho.
      Um abraço!

      Excluir
  30. Olá Aline Parabéns pelo seu trabalho, amei o blog o melhor em explicação, queremos nos mudar para lima, primeiro vai o meu esposo depois minha filha e eu ele é jogador de futebol, no Brasil é difícil, pois o mercado é muito competitivo e tem muita panelinha se é que vc me entende, você conhece um pouco sobre esse mercado?

    ResponderExcluir
  31. Aline, querida, socorro! rs
    Quero urgente morar no Perú mas ainda tenho dúvidas sobre a educação do País (tenho um pequeno baby) É possível morar no Perú com boa educação? Quanto tempo um imigrante pode permanecer ai enquanto pede a residência?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Ola, Sou Português e gostaria de ir morar para lima, Sabe me dizer se a Documentação é igual a brasileiro?

    ResponderExcluir
  33. Oi aline boa noite me sonho é morar no peru me leva pra morar com você meu anjo...se você aceitar pode me mandar um email
    Denesfreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Finalmente consegui meu carnet de extrangeria. Os tramites demoraram 2 meses. Gratidão pelas dicas Aline. Everton Angioletto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Everton! Que boa notícia! Aproveite tudo...

      Um abraço!

      Excluir
  35. Informações com nível de detalhamento incrível, muito informativo, a primeira impressão que foi muito honesta, quando eu for lá reforço o elogio.
    Muito importante, foi especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Audizio,

      São comentários como esses que me dão alegria e motivação para seguir adiante!

      Obrigada pelo carinho.

      Um abraço!

      Excluir
  36. Oi Aline tudo bem? Primeiramente Incrivel teu blog muito obrigada pelas informações! Eu e meu esposo estamos querendo morar no Peru eu sou pedagoga bilingue sou proficiente na lingua inglesa e meu esposo é engenheiro mecanico de guindastes sabe me dizer se conseguimos algo na nossa area se aprendermos espanhol rapido? Se puder tirar minhas duvidas agradeco desde ja! :)

    ResponderExcluir
  37. Oi Aline tudo bem? Primeiramente Incrivel teu blog muito obrigada pelas informações! Eu e meu esposo estamos querendo morar no Peru eu sou pedagoga bilingue sou proficiente na lingua inglesa e meu esposo é engenheiro mecanico de guindastes sabe me dizer se conseguimos algo na nossa area se aprendermos espanhol rapido? Se puder tirar minhas duvidas agradeco desde ja! :)

    ResponderExcluir
  38. Oi Aline obrigado por descrever tudo de maneira tão detalhada , deixa eu te perguntra saberia me dizer como é o mercado em cusco e lima para quem trabalha na area de informatica e gestão da qualidade , tenho desejo real de morar em uma destas duas cidades e gostaria de saber se acha que existem colocações para esta area , muito obrigado e Pachamama continue te abençoando !

    ResponderExcluir
  39. Bueno mi nombre es Eder quiero vivir más en Lima sólo después de terminar mi universidad Gestión de Recursos Humanos, tengo más cursos 5 profissinalizante en la gestión empresarial, hotel de la informática y el turismo, la terapia de masaje avanzado de Excel, cree que puedo vivir i en archivo, mi español no es muy fluido más entrenamiento todos los días, yo sou brasileiro

    ResponderExcluir
  40. Muito boa a postagem, boas informações compatilhadas. Entretanto, há que saber que se você é profissional de nível superior não venha com a ilusão de exercer sua profissão aqui no Perú. A revalidação do diploma de graduação é um trâmite carríssimo e dificílimo de cumprir. O convenio Brasil - Perú para revalidação de diplomas universitarios só vale para os peruanos que cursaram em universidades brasileiras, os brasileiros não são favorecidos por esse convenio. Essa informação você pode encontrar em SUNEDU - Superintendencia Nacional de Educação Superior Universitária (https://www.sunedu.gob.pe/procedimiento-de-reconocimiento-de-grados-y-titulos-extranjeros/ ). O procedimento para brasileiros no Perú é realizado por uma universidade da lista de universidades habilitadas pela SUNEDU para o trâmite. Antes de começar o processo, você precisa cumprir a lista de requisitos que começa por reunir, seu diploma original, historico, ementa de todas as disciplinas do seu curso de graduação, delcaração de constancia de aprovação, entre outros, cada universidade tem uma lista propria, todos os documentos precisam estar apostilados e logo traduzidos por um tradutor publico oficial colegiado juramentado que também está numa lista na entrada do Ministerio de Relações Exteriores em Lima. O custo aproximado de apostilamento (no Brasil) é de 60 reais por documento, o custo de tradução por folha (em LIma - Perú) é de aproximadamente 100 soles (+ - 100 reais). Entre diploma, declarações e ementas, etc., a média de folhas é de 100 a 150 dependendo do curso de graduação. No caso de que seu curso não seja muito proximo ao da universidade que você escolheu para revalidar seu diploma, vai ter que cursar as disciplinas que eles considerarem faltantes na sua formação, detalhe: aqui, até as universidades públicas são pagas, portanto, se escolher uma universidade nacional pensando que não vai pagar os cursos complementares, cuidado, vai se endividar. Sou Assistente Social pela UFF, com mestrado em Serviço Social pela UERJ e cursando o segundo ano do doutorado em Serviço Social na UFRJ. Nada disso serve se você não cumpre essa via crucis da revalidação. Então, pense bem antes de vir pensando em trabalhar aqui como profissional de nivel superior.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde excelente blog li todos seus comentários,sou comerciante aqui no Brasil já viajei algumas vezes ao Peru gostaria de saber como,legalizo para abrir uma loja ai com este trâmite de cidadão posso abrir um comércio obrigado pela informação,pretendo abrir e morar no Brasil, possível um visto de permanência mais duradoura e ficar indo e vindo poder ajudar para eu ter uma luz é uma ideia que estudo ainda sou do ramo têxtil,Peru um dos maiores produtores têxtil e me ajudará muito no meus negócios, obrigado por estar ajudando as pessoas

    ResponderExcluir
  42. estou aqui en chiclayo se precisar de ajuda é só chamar no whatsapp +5512997459809

    ResponderExcluir
  43. Olá, parabéns pelo blog, diferentes de muitos, é muito útil.
    Eu li todas as dicas, mais tenho uma dúvida.
    Quero ficar 1 ano no Peru, não vou para trabalhar e nem é intercambio, mais futuramente irei sim fazer cursos e procurar trabalho. Sei que tenho direito a 3 meses podendo ser prorrogado para 6 meses. Eis a duvida! Se eu quiser fazer esse 'carnet extrangeria', antes de vencer meus 6 meses, eu posso fazer normal?

    ResponderExcluir