Jonathan P. Roson. Tecnologia do Blogger.

Postagem em destaque

AULAS PARTICULARES DE INGLES EM SAO PAULO - MORUMBI

Vai morar de aluguel? Saiba como procurar


Nunca imaginei que precisaria procurar casa para alugar. Sempre morei com os meus pais e nos últimos anos já tinhamos casa própria, mas a mudança de país trouxe um monte de novidades. Esse era o cenário: eu sozinha procurando um lugar para morar, com pouco dinheiro e sem saber por onde começar.
Como vocês vão perceber, quase tudo que eu quero primeiro procuro na internet, e no caso de encontrar uma casa não foi diferente. Antes de fazer as recomendações das páginas que usei, quero dizer que tive algumas barreiras:
  1. Dinheiro: Meu orçamento era limitado. Quando cheguei no Peru fui morar com uns amigos, e compartihava as despesas, porém por questões culturais decidi morar sozinha. E me dei conta que o meu dinheiro era pouco, mas tinha certeza de que era somente uma questão de procurar direito.
  2. Bairro: Eu conhecia 3 bairros, Chorrillos, San Borja e La Molina. Chorrillos não era uma opcão porque fica muito (muito mesmo!) longe do meu trabalho e da igreja que eu frequento. Comecei a procurar em San Borja e percebi que o problema do dinheiro era maior que eu imaginava. Então, olhei o mapa da cidade e decidi procurar por todos os bairros ao redor do meu trabalho.
  3. Tempo: O ideal na hora de procurar é ir pra rua, e na verdade é o método mais rápido de encontrar, porém eu só podia sair de domingo, e queria mudar o quanto antes.
  4. Mudança: Como eu ia levar as minhas coisas (uma cama de solteiro, uma mala grande e varias sacolas grandes e cheias)?
Ok! Problemas a parte vamos para a parte prática, onde e como encontrar casa para alugar:
  • Internet: Eu recomendo as duas páginas que eu usei e uso. Gosto mais de Urbania, eu sempre achei mais fácil buscar nesse site, porém na última atualização eles colocaram a opção de procurar no mapa, o que facilita muito já que posso ver e calcular a distância e o acesso. Outro site que uso é Adondevivir é mais chatinho para encontrar algumas coisas, mas é bom.
  • Postes: Pode dar risada... Mas é verdade, você escolhe o bairro que quer e vai pra rua, muita gente cola os anúncios nos postes. Isso não passa em todos os distritos, por isso fique atento.
  • Jornal: O bom e velho método de comprar o jornal de domingo e garimpar a seção de imóveis.
  • Murais: Em alguns bairros nos mercados e supermercados tem murais e aí as pessoas colocam seus anúncios.
  • Boca a boca: Avise a maior quantidade de amigos possível e sempre aparece alguma coisa.
Se você tem tempo vale a pena ir andar pelo bairro que você gostaria de morar, muita gente coloca anúncio na frente do imóvel. Mas, o melhor conselho que eu dou é: ESCOLHA LUGARES ACESSÍVEIS E PERTO DO SEU TRABALHO OU UNIVERSIDADE. Infelizmente o trânsito em Lima é um dos piores do mundo, mesmo que você seja um poço de paciência vai terminar estressado.
Ano passado o ranking dos 5 bairros mais caros ficou assim:
Quinto lugar: La Molina (já morei nesse bairro é perfeito, amei o clima de lá, mas o acesso ao centro é meio complicado nos horários de rush).
Quarto lugar: Santiago de Surco (trabalho nesse bairro, é muito bom e tem zonas muito muito caras e outras mais acessíveis).
Terceiro lugar: San Borja (moro nesse bairro e sou apaixonada, é super tranquilo, seguro, limpo, verde...).
Segundo lugar: San Isidro, conhceço algumas partes e não é suficiente para expressar opinião).
Primeiro lugar: Miraflores (mais perto da praia, super organizado, point de turistas, cultura por todos os lados, limpo, mas o nível de humidade é altíssimo e é sempre nublado por estar perto do mar).
Deixe tudo muito claro e pergunte o máximo que puder na hora de alugar, porque aqui, assim como no Brasil tem muita gente que quer se passar por espertinho.
É isso aí galera, dúvidas e outros deixe nos comentários.
Lembre-se "quem procura acha"!!!

Nenhum comentário